Gracie Jiu-Jitsu: Ficha dos lutadores (as)

elvistheisrael.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

BJ Penn - The Prodigy

Altura: 1,75 m
Peso: 70Kg
Nacionalidade: Estadunidense
Data de Nascimento: 13 de dezembro de 1978
Cidade Natal: Kailua - Havaí
Equipe/Associação BJ Penn's MMA
Modalidade: Boxe, Brazilian Jiu-Jitsu

Cartel no MMA:

Vitórias 15
Por Nocaute 6
Por Finalização 6
Por Decisão 3

Derrotas 5
Por Nocaute 2
Por Decisão 3

Empate 1

Jay Dee Penn (Kailua, 13 de dezembro de 1978) popularmente conhecido como B.J. Penn é um lutador de MMA e um faixa preta de Brazilian Jiu-Jitsu. Ele é o atual campeão do UFC, na categoria dos leves. No ano 2000, B.J. Penn se tornou o primeiro não-brasileiro a se tornar campeão mundial de jiu-jitsu na faixa preta. Penn junto com Randy Couture são os unicos lutadores da história do UFC a serem campeões em duas categorias diferentes.

Início no Jiu-Jitsu
Aos dezessete anos, Penn começou a treinar Jiu-Jitsu brasileiro com seu vizinho, Tom Callos. Em 1997, Penn começou a treinar Jiu-Jitsu com Ralph Gracie, acabou ganhando sua faixa roxa de Gracie. Nesse ponto, ele se mudou para Nova União no Brasil, aonde acabou recebendo em 2000 a faixa preta por André Pederneiras. A algumas semanas mais tarde ele se tornou o primeiro não-brasileiro a vencer na divisão de faixa-preta no Mundial de Jiu-Jitsu realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

Enquanto a maioria das pessoas precisam de uma década ou mais para se tornar um faixa preta, Penn com apenas três anos de formação, não só recebeu uma faixa preta, mas também venceu o Mundial de Jiu-Jitsu, desse dia em diante B.J. Penn recebeu o apelido "The Prodigy" (O Prodígio).

Carreira no MMA

UFC

Sua conquista no Mundial de Jiu-Jitsu chamou a atenção de Dana White e do Ultimate Fighting Championship, que o convenceu a mudar para o MMA. Penn fez sua estréia no MMA em 24 de maio de 2001, com uma vitória sobre Joey Gilbert no UFC 31. Em seguida, ele demonstrou fortes habilidades, batendo Din Thomas e Caol Uno pelos pesos leves, antes de sofrer uma derrota por decisão majoritaria disputando o cinturão dos pesos leves so UFC contra Jens Pulver. Em 2003, Pulver se desligou do UFC e abandonou seu cinturão, um combate para decidir o novo campeão aconteceu entre Penn e Uno no UFC 41, aluta porém terminou em um empate. Devido alguns problemas o UFC encerrou a categoria dos Pesos Leves durante algum tempo. Penn não querendo ficar parado, lutou no final do ano no evento de MMA promovido pelo seu irmão o Rumble on the Rock, depois de uma boa luta Penn venceu por um mata-leão Takanori Gomi, o futuro campeão dos pesos Leves do Pride Fighting Championship.

Penn enfim se tornou um campeão no MMA em 2004, no UFC 46. Penn subiu de divisão para desafiar o campeão dos meio-médios do UFC Matt Hughes que havia defendido seu cinturão em cinco ocasiões. Nos primeiros 23 segundos de luta Penn foi castigado por Hughes, entretando O Prodígio conseguiu derrubar Hughes e finaliza-lo com um mata-leão. Pen enfim se tornava campeão no UFC.

K-1

Pouco tempo de pois da vitória Penn assinou com a Fighting and Entertainment Group(FEG) para lutar em uma promoção japonesa o K-1. Logo o UFC destituiu o cinturão de Penn.

Em sua primeira luta pelo FEG, Penn lutou contra Duane Ludwig na categoria de meio-médios aonde venceu com um triângulo de braço no evento K-1 MMA Romanex.Em seguida Penn subiu de categoria para enfrentar o invicto Rodrigo Gracie pelos pesos médios, Penn venceu por decisão, aumentando sua série de vitórias consecutivas.

Em 26 de março de 2005, a FEG inaugurol o evento K-1 Hero's MMA, Penn enfrentou o futuro campeão invicto dos meio-pesados do UFC Lyoto Machida. Penn perdeu por decisão unânime, a luta aconteceu na categoria peso aberto aonde Penn lutou pesando 86,5kg contra Machida pesando 102kg. Mais tarde Penn venceria Renzo Gracie por decisão unânime, na categoria dos pesos médios no evento K-1 World Grand Prix Hawaii.

A volta ao UFC

Matt Hughes cara a cara com B.J. Penn na pesagem para o UFC 63No início de 2006 no UFC 56, o presidente do UFC Dana White anunciou que Penn concordado voltar a lutar no UFC pelos meio-médios. Penn re-estreou em 4 de março no UFC 58, perdendo para o GSP, Georges "Rush" St. Pierre, por decisão dividida, a luta consagrou GSP como candidato número um para enfrentar o campeão dos meio-médios Matt Hughes.

Após St. Pierre se machucar em um treino Penn foi escolhido para enfrentar Hughes no UFC 63, em 23 de setembro de 2006. Durante o combate Penn dominou aluta vencendo os dois primeiros rounds, entretanto no final do segundo round Penn sofreu um lesão na costela. No terceiro round Penn voltou visivelmente enfraquecido por causa da dor, Hughes se aproveitando disso derrubou Penn e usou seu forte ground-pound até o árbitro "Big" John McCarthy interromper a luta.

Após a luta Penn foi coinvidado a ser um treinador do reality show The Ultimate Fighter 5, que foi ao ar em 5 de abril de 2007. Como é costume depois do final do reality show os dois treinadores se enfrentaram o outro treinador era Jens Pulver, adversário que Penn queria muito uma revanche. Penn venceu a luta através de uma mata-leão, a luta valia pela categoria dos pesos leves.

O Cinturão dos Pesos Leves
Em 7 de julho de 2007 estava agendada uma luta entre Penn e Sean Sherk no UFC 73, entretant o teste antidoping de Sherk deu positivo, e ele foi destituido do UFC. Então foi agendado uma luta pelo cinturão dos pesos leves entre B.J. Penn e o campeão do The Ultimate Fighter 2 Joe Stevenson, que aconteceria em 19 de janeiro de 2008 no UFC 80.

A luta ficou conhecida como "O Banho de Sangue". Logo no ínicio da luta um uppercut direito de Penn acertou Stevenson que sofreu um profundo corte no supersílio, que fez o árbitro para a lutar pelo menos 3 vezes no primeiro round por causa na grande quandidade de sangue no rosto do Stevenson. No segundo round Stevenson partiu para cima, porem foi derrubado por Penn e após uma montada Penn conseguiu finalizar Stevenson por um mata-leão.

Nessa luta, Penn começou com a mania de lamber as luvas cheias de sangue.

Em 24 de maio de 2008 no UFC 84, no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, Nevada, Penn lutou ex-campeão Sean Sherk em sua primeira defesa de cinturão. Sherk acusou Penn várias vezes antes da luta de ter roubado o cinturão dele. Durante os dois primeiros rounds, Penn e Sherk trocaram socos e chutes sem muita impolgação, mas Penn estava levando um pouca de vantagem, no final do terceiro round Penn acertou um soco e um gancho e Sherk empurrado na grade ao voltar e se desequilibrar Penn acertou uma joelhada voadora isso nocauteou Sherk,mas como logo depois o gongo soou a vitória de Penn foi considerada TKO.

B.J. Penn vs. Georges St. Pierre
Penn desafiou Georges St-Pierre, pelo cinturão dos meio-médios em 31 de janeiro de 2009, na noite antes do Super Bowl. A luta foi marcada para o UFC 94, e antecipadamente foi a maior venda de PPV do UFC. Antes da luta com St. Pierre, Penn fez um comentário controverso que ele estava indo para tentar matar St-Pierre no ringue.

O primeiro round da luta foi fraco, Penn e GSP estavam se movimentando muito bem por isso durante as trocações poucos golpes eram acertados. No segundo round, Penn mostrou uma performance sem brilho enquanto GSP forçava o clinch e as quedas, no final do round Penn mostrou-se completamente exausto. No terceiro round, o GSP veio com tudo mostrando por que da sua fama de um dos melhores lutadores peso por peso. No ínicio acertou um soco superman, quebrando o nariz de Penn, e em seguida conseguiu derrubar Penn (fato que só Hughes até então tinha conseguido no UFC), e começou a castigar Penn com seu ground-pound, logo Penn se levantou, mas em seguida GSP derrubou ele novamente. Assim foi até o quarto round aonde depois de mais uma queda e mais um castigo do GSP sobre Pein, o irmão do californiano pediu para o árbitro parar a luta.

A Hegemonia nos Pesos Leves
Após a luta contra GSP, Kenny Florian estabeleceu-se como o desafiante número para o cinturão dos Pesos Leves. Florian disse: "Eu quero BJ.Eu quero o Cinturão. BJ, você é um dos melhores lutadores lá fora. Estou aqui para te testar. Acho que você é um grande lutador. Eu o considero um mestre. É hora de matar o mestre.". Ele desafiou Penn que respondeu: "haha, eu vou matar esse cara, eu to avisando, ele não sabe o que ta falando, serio eu vou matar ele." Aluta foi marcada para o UFC 99, entretanto, Penn pediu mais tempo para se recuperar da luta contra GSP, a luta entre Penn e Florian ficou para 8 de agosto de 2009, no UFC 101.

No combate, Florian não conseguiu se soltar, pareceu muito tímido, usou muito o clinch e nas poucas tentativas de derrubar Penn não conseguiu e aos 3:45 do quarto round Penn derrubou Florian e facilmete conseguiu a montada, na inversão aonde Penn tentava encaixar o mata-leão, Penn usou os calcanhares para certa as costela de Florian que logo se rendeu para a finalização. Essa luta mostrou toda sua flexibilidade e todo o seu talento.

Após dizer que era o maior peso leve do mundo, Diego Sanchez recebeu a chance de provar isso no UFC 107 em 12 de dezembro de 2009, aonde ele enfrenatária "O Prodígio" B.J.Penn pelo cinturão dos pesos leves do UFC. Logo no início do primeiro round, Penn acertou um soco de direita que derrubou Sanchez, seguido de uma enxurrada de socos que quase levou o árbitro Herb Dean a parar a luta. Apesar de Sanchez conseguir se recuperar para voltar ao ataque, ele foi superado nos 3 rounds seguintes aonde viu Penn dominar facilmente a luta em pé, todas 27 tentativas de simple-leg de Sanchez foram anuladas por Penn. Logo no início do quinto round, Penn conseguiu acerta um pontapé na cabeça que provocou um grande corte na testa de Diego. Herb Dean interrompeu o combate para entrada de um médico que aconselhou o final da luta aos 2:37 por TKO. Sanchez teve seu lábio inferior completamente dividido e aberto, com seu olho esquerdo inchado e fechado, e um grande corte acima da sobrancelha esquerda. Muitos apontam o a incrivel performance de Penn principalmente o ultimo round, como um "cala boca" aos que criticavam sua força física.

Vida Pessoal

B.J. Penn em um de seus seminários na Coréia do Sul.Seu apelido "BJ" é uma versão abreviada de um outro apelido de "Baby Jay", que se deriva do fato de que Penn é o mais novo de seus irmãos, todos com o nome "Jay Dee Penn."

Penn tem muito orgulho de ser havaiano, seu treinador, Rudy Valentino havia declarado uma vez que a música havaiana tocada durante a sua entrada era o que o motivava. Penn afirmou ainda que ele se identifica fortemente com suas raízes coreanas e já viajou para a Coréia na realização de seminários. Ele também disse que ele recebe o seu temperamento explosivo do seu lado coreano, que usa esta energia em suas lutas.

Namorada de Penn, Shealen Uaiwa, deu à luz sua filha, AEVA lili'u, em 25 de outubro de 2008.

BJ Penn é o co-autor do Mixed Martial Arts: The Book of Knowledge, um livro de instrução de artes marciais misturadas luta.

 

 

 
Free Web Hosting