Os 10 alimentos mais saudáveis do Mundo
De acordo com o pesquisador e nutricionista norte-americano Jonny Bowden:
1. Sardinha: Rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio que tem ação anticancerígena. Tem altas concentrações de ômega-3, essencial para o funcionamento do cérebro do coração e para redução da pressão arterial. O ideal é que sejam compradas e preservadas no próprio óleo ou em azeite quando não puderem ser consumidas frescas.
2. Repolho: As folhas têm grande concentração de substâncias antioxidantes e anticancerígenas.
3. Folha de beterraba: Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém caratenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. As folhas podem ser consumidas cruas na salada ou refogadas como espinafre.
4. Açai: Trata-se de uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, que auxilian na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.
5. Goiaba: Rica em fibras, minerais e vitaminas. também possui grande quantidade de licopeno, o o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do cancer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.
6. Cereja fresca: Tem altas concentrações de antocianina, um antifalmatório natural.
7. Chocolate meio-amargo: Rico em flavonóides, que diminuem a pressão sanguínia e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório. Esse chocolate tem também altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.
8. Frutas oleaginosas: São castanhas, nozes e amêndoas. Possuem muitos minerais, protínas e altos níveis de ômega-3 e ômega-9.
9. Canela: Ajuda a controlar nível de glicose e de colesterol no sangue, o que previne doenças cardiácas.
10. Semente de Abóbora: Boa fonte de magnésio. Estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. São consumidas tostadas no forno e inteiras, inclusive com a casca que é rica em fibras.
Fonte: Folha Universal
|